A fala foi um marco na evolução da comunicação, uma forma de aproximação e entendimento entre os indivíduos e principalmente uma forma de transmitir conhecimentos de vivência e sobrevivência para as seguintes gerações. A forma de registrar as informações era feita unicamente através do diálogo e da memória.
Falar não significa necessáriamente ser compreendido. Existem diversas formas de interpretação do que falamos. Se não ficarmos atententos para o conjunto de elementos que envolve a transmissão da informação, como gestos e entonação da voz. Devemos tentar aprimorar nossas habilidades de expressão com foco na compreesão do outro. Extrair de nossos pensamentos o maior número de elementos que possam auxiliar no entendimento de nossa mensagem. Não devemos supor que o outro irá receber corretamente o que foi dito apenas porque nós sabemos a que ser refere o motivo da fala.
O processo de comunicação oral deve ser muito bem estruturado e formulado antes de transmitido e é apenas através do feedback do nosso receptor que iremos saber se fomos compreendidos.